11 de setembro - Escola Humanista


Senhores Professores, Senhores Pais
Vamos continuar nossa fala dentro do Projeto “Família e Escola, Juntas para a Educação dos Filhos”

                       Escola é instituição basicamente humanista: Está preocupada com a formação do pequeno cidadão do futuro. É sua missão não somente conscientizar o aluno de suas responsabilidades no tempo presente, como também desenvolver suas habilidades e competências para, no tempo futuro, explorar suas aptidões dentro de prévios e objetivos critérios de criatividade, inovação, comunicação, colaboração, pensamento crítico para a solução de problemas, além de proatividade para a construção de seu próprio futuro.
                        Ainda nesse campo das habilidades pessoais, o aluno é estimulado a ler e ouvir com atenção para posteriormente escrever e falar com entendimento e mentalidade crítica e analítica. Desta forma crescerá com segurança e capacidade de assumir as próprias responsabilidades e os resultados de suas decisões, exercendo liderança no seu grupo.
                        E é assim que se define o perfil da Escola Humanista, aquela que se preocupa com o lado humano, com o desenvolvimento das habilidades de dominar os mecanismos de interpretar os conteúdos e com o aprimoramento das funções intelectuais. Não com os aspectos culturais, meramente informativos, aqueles que se armazenam nos arquivos da memória.
                        Terminemos com as palavras de Paulo Freire: “Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas orientar o despertar das potencialidades do pequeno cidadão para que ele realize suas próprias opções”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 de abril - Afeto, incentivo e elogios.

27 de agosto - A participação dos pais dá mais segurança para os filhos.